domingo, 28 de agosto de 2011

Entrevista por competências

Destaque características que você acredite que sejam diferenciais e que te destacaria dentre os demais...
Como eu odeio essa pergunta!
Por trabalhar co Recrutamento e Seleção às vezes acho que certas perguntas são tão banais! Na maioria das vezes que tenho algum cliente interno acompanhando sempre essa pergunta surge e sempre, sempre, ouço as mesmas respostas:
-Sou dinâmico, criativo e gosto de me comunicar;
-Sou uma pessoa pró-ativa, dinâmica e com fácil relacionamento interpessoal...
-Gosto de aprender e de desafios
e etc...

os jovens sabem o que responder, até porque eles são sim muito comunicativos, ágeis, sagazes e etc. O que facilita na "hora de se vender".

A questão que me incomoda não é a pergunta em si, mas as respostas que já ser tornaram viciosas, todo mundo responde isso! E avaliar um profissional a partir de respostas como estas resulta numa seleção não qualitativa e errônea.
Caracteríticas positivas, qualidades e diferenciais todos têm, o que convém saber é como elas são exploradas, utilizadas num ambiente de trabalho e quais realizações e conquistas conseguiu a partir delas.
Isso sim pode trazer informações muito boas e convenientes para avaliar um profisisonal e ver se este está de acordo com o perfil que se espera para preencher o cargo na sua equipe.
Os jovens já sabem o que um entrevistador quer ouvir...

assiti um video bem legal em uma palestra que o Sidnei Oliveira ministrou:
http://www.facebook.com/fazerdiferente?sk=app_57675755167

ps: gelera, meu teclado está eio problemático com as letras M e G... e às vezes elas não saem e eu não me atentei... por isso perdoem-me me há erros ortográficos!


Um comentário:

  1. A pessoa aqui tá correndo atrás dos preparativos do casório, mas não ficou noiva pq achava q seria surpresa.
    Agora imagina minha ansiedade rsrs

    http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir